terça-feira, 23 de outubro de 2007

Concurso de poesia..!!

Bom, mãe e pai coruja a gente sabe que existe, mas professora coruja, já é demais.
Pois bem, é isso mesmo, eu sou a professora mais coruja que existe. Meu alunos só me trazem alegria e não é pra menos. A escola lançou a proposta de participarmos do concurso promovido pela prefeitura de Arujá e fomos a luta.
Pra falar a verdade eu não tinha nem idéia de como trabalharia com eles. Mas eu fui literalmente inspirada pelos céus. Como o tema é atualíssimo: "O planeta pede socorro. Qual a sua contribuição?", não foi difícil começar os debates sobre o assunto. Difícil mesmo, foi fazer com que os alunos (a mairoria rapazes) entendessem que poesia não é só falar de amor.
Podemos fazer poesia sobre qualquer assunto.
Então, não poderia me aprofundar na métrica e os detalhes que a poesia tem. Mas, me fixei na rima, e os ajudei a entender que podemos fazer rimas com tudo. Usei CD's para ilustrar os diversos tipos de rima, recortes de jornais, sobre o assunto, discussão em sala de aula e até uma redação para colocar no papel o que sabiam sobre o tema: causa, consequências e soluções.
Caiu como uma luva, redações corrigidas, partimos para a poesia em si. Foi maravilhoso, ver meus alunos um a um trazerem suas obras de arte para que eu verificasse. Quatro poesias ficaram prontas e a contento, foram as selecionadas para serem entregues.
Qual foi minha surpresa, quando a coordenadora pedagógica ligou no meu celular me dando os parabéns...!! Foi uma alegria só.
Pois é, "tudo vale a pena se a alma não é pequena". Parabéns alunos do colégio Audax.
Segue matéria.....
Jornalismo - Jornal da Cidade Arujá (jornalismo@jornaldacidadearuja.com.br) Enviada: sexta-feira, 19 de outubro de 2007 13:46:39 Segue a matéria.... COLÉGIO AUDAX FOI O GRANDE CAMPEÃO DO CONCURSO DE POESIAS O Colégio Audax foi o grande campeão do Concurso de Poesias idealizado e organizado pelo Fórum de Debates de Arujá com o apoio da Secretaria de Cultura, cujo tema foi "O planeta pede socorro. Qual é a sua contribuição?".
A apuração final aconteceu em cerimônia realizada na última sexta-feira, 5 de outubro, no salão nobre da Câmara Municipal. "Foram 68 poesias enviadas por alunos de várias escolas da rede municipal, estadual e também particular e, entre elas, foram selecionadas 20 finalistas, sendo 10 do Ensino Fundamental e 10 do Médio", explicou José Lopes, membro do Fórum de Debates. Segundo Lopes, a pré seleção foi feita por dois professores de curso superior e uma estagiária de jornalismo.
Para a escolha das campeãs, o Fórum de Debates convidou dois escritores de Suzano, Francisco Pereira Gomes e Ademiro Alves, mais conhecido na cidade como Sacolinha, além do professor e membro do Fórum Francisco Alves de Lima e o chefe de Gabinete, Vanderlei dos Santos. A diretora de Cultura, Rosemary Montoni, auxiliou na leitura das poesias para o público presente.
Enquanto a Comissão Julgadora analisava e dava as notas, o escritor e cordelista Francisco Pereira Gomes divertiu a platéia com deliciosos e geniais cordéis escritos e bem representados por ele mesmo. Vanderlei ficou encantado com a apresentação e já registrou o convite para que o escritor e artista volte a Arujá para mostrar seu trabalho. Sacolinha falou da Associação Cultural que fundou em Suzano com o objetivo de incentivar a leitura e revelar novos talentos. Os dois primeiros colocados, Alexandre dos Santos (Fundamental) e Wesley dos Santos(Médio), estudam no Colégio Audax.
No Ensino Fundamental, Luana Pereira (Washington) ficou em 2º e Leandro Schinaider (Esli), em 3º. No Ensino Médio, Douglas D. Luz (Amadeu Rodrigues Norte) se classificou em 2º lugar e o bronze foi para Jéssica do Amaral (Amadeu Rodrigues Norte). "Quero parabenizar o Fórum de Debates pela iniciativa, pois esses eventos são fundamentais para estimular a leitura, desenvolver a criatividade, além de nos fazer meditar sobre os problemas do mundo", disse a diretora Rosemary.

Um comentário:

Izabel disse...

Oi Fernanda!
Que bom que nos encontramos por
aqui!
Obrigada pela visita e pelas palavras!
Parab�ns pra vc por seus alunos!
Bjs!